Olá Produtor Rural !!
Vamos tratar deu assunto interessante ao mesmo tempo complexo,
logística para FLV. O tema é muito importante e vale a pena conferir!
Então...Boa Leitura !
Nesta primeira parte, vamos falar um pouco sobre estatisticas e o
que a analise destes dados nos revelam...
...falando um pouco, então sobre estatística, segundo dados da
Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO (2019), o
Brasil é o terceiro maior produtor de frutas e hortaliças do mundo, com uma
produção de aproximadamente 45 milhões de toneladas, com 65% consumidos
internamente.
Mesmo que o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) ainda seja
baixo no Brasil quando comparado aos países desenvolvidos, não passando de 86
kg de frutas e hortaliças por ano, observa-se que o consumidor tem demonstrado
mudanças em seus padrões de consumo e isso reflete na sua alimentação e no
comportamento de compra, em 2019 as FLV representavam em média 10% do
faturamento dos supermercados, chegando a ter participação de 15% em algumas
redes, entretanto um ponto importante a considerar é o desperdício que
configura até 6,5% de prejuízo no faturamento deste estabelecimentos.
Embalagem...
Conforme dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de
2017-2018 (IBGE, 2019) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), a despesa com frutas, legumes e verduras representa 9,1 % dos gastos
com alimentação nos domicílios. A embalagem, o armazenamento e o transporte são
atividades fundamentais para que os produtos cheguem em boas condições ao
consumidor final e quando se trata de FLV, essas atividades ganham ainda mais
importância, uma vez que os produtos transportados são altamente perecíveis e
suscetíveis a danos.
Há pouco tempo as FLV chegavam ao consumidor final por meio das
feiras e das lojas especializadas, como sacolões e frutarias, entretanto,
devido ao aumento do nível de exigência dos consumidores e à atitude mais
agressiva dos supermercados, essa configuração tem se alterado, pois para
chegarem até os consumidores finais os produtos precisam passar por, pelo
menos, um canal de distribuição.
O mais simples é aquele no qual o produtor vende direto ao
consumidor, porém, é frequente a utilização do varejista como intermediário
entre o produtor e o consumidor. O mais comum é a comercialização por meio do
atacado como intermediário. Todo o processo de distribuição das FLV deve ser
feito de maneira adequada para que se evitem danos aos produtos. As perdas
pós-colheitas são um dos principais gargalos da comercialização de hortaliças.
Portanto, devido à importância das atividades de embalagem, armazenamento e
transporte para a distribuição de FLV.
O que
podemos fazer com relação a ela: a Embalagem ?
Os produtos que são comercializados no varejo dependem
exclusivamente de como serão expostos visualmente ao consumidor e é dessa “embalagem”
que estou falando, sendo assim, podemos destacar alguns pontos relevantes do
que deve ser feito para melhorar os índices de consumo de FLV nas gondolas,
além de reduzir desperdícios que preservam a margem de lucro.
1.
Promova
a comunicação interna!
A ficha técnica é um documento realizado na empresa com os
parâmetros e especificações aceitáveis de defeitos de cada produto ou alimento.
Melhora o controle de qualidade do alimento, facilita a comunicação interna,
com mais segurança e agilidade nos processos.
2.
Acompanhe
seus fornecedores.
È importante comunicar os parâmetros de qualidade aos
fornecedores. Pois, a reprovação de uma carga que chega no seu estoque, ou
central de distribuição. Traz inúmeros transtornos e prejuízos ao varejo e ao
fornecedor.
3.
Invista
em Rastreabilidade.
Ter um código de rastreabilidade único, possibilita identificar
cada produto, promove a organização dos produtos dentro do estoque e facilitará
a classificação dos seus fornecedores.
4.
Preocupe-se
com a Prevenção de Riscos.
Conheça o seu fornecedor e busque garantir que ele tenha a
capacitação necessária, para atender a sua demanda. Incentive que os seus
fornecedores estejam de acordo com as normativas e legislações do setor,
buscando a melhoria contínua e aperfeiçoamento.
5.
Exponha
de maneira certa.
Um controle de qualidade de alimentos com alto padrão de
excelência, além de garantir a padronização da inspeção e identificar
inconformidades é também um propulsor de vendas.
Os Estudos apontam que 50% dos consumidores satisfeitos com a qualidade da oferta de frutas, legumes e verduras frescas, comprarão com mais frequências e gastarão mais a cada visita nas lojas, além de indicar para outros consumidores.
Continua...