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 FLV Logistica 1a. Parte

Olá Produtor Rural !!

Vamos tratar deu assunto interessante ao mesmo tempo complexo, logística para FLV. O tema é muito importante e vale a pena conferir!

Então...Boa Leitura !

Nesta primeira parte, vamos falar um pouco sobre estatisticas e o que a analise destes dados nos revelam...

...falando um pouco, então sobre estatística, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO (2019), o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas e hortaliças do mundo, com uma produção de aproximadamente 45 milhões de toneladas, com 65% consumidos internamente.

Mesmo que o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) ainda seja baixo no Brasil quando comparado aos países desenvolvidos, não passando de 86 kg de frutas e hortaliças por ano, observa-se que o consumidor tem demonstrado mudanças em seus padrões de consumo e isso reflete na sua alimentação e no comportamento de compra, em 2019 as FLV representavam em média 10% do faturamento dos supermercados, chegando a ter participação de 15% em algumas redes, entretanto um ponto importante a considerar é o desperdício que configura até 6,5% de prejuízo no faturamento deste estabelecimentos.

Embalagem...

Conforme dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2017-2018 (IBGE, 2019) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a despesa com frutas, legumes e verduras representa 9,1 % dos gastos com alimentação nos domicílios. A embalagem, o armazenamento e o transporte são atividades fundamentais para que os produtos cheguem em boas condições ao consumidor final e quando se trata de FLV, essas atividades ganham ainda mais importância, uma vez que os produtos transportados são altamente perecíveis e suscetíveis a danos.

Há pouco tempo as FLV chegavam ao consumidor final por meio das feiras e das lojas especializadas, como sacolões e frutarias, entretanto, devido ao aumento do nível de exigência dos consumidores e à atitude mais agressiva dos supermercados, essa configuração tem se alterado, pois para chegarem até os consumidores finais os produtos precisam passar por, pelo menos, um canal de distribuição.

O mais simples é aquele no qual o produtor vende direto ao consumidor, porém, é frequente a utilização do varejista como intermediário entre o produtor e o consumidor. O mais comum é a comercialização por meio do atacado como intermediário. Todo o processo de distribuição das FLV deve ser feito de maneira adequada para que se evitem danos aos produtos. As perdas pós-colheitas são um dos principais gargalos da comercialização de hortaliças. Portanto, devido à importância das atividades de embalagem, armazenamento e transporte para a distribuição de FLV.

O que podemos fazer com relação a ela: a Embalagem ?

Os produtos que são comercializados no varejo dependem exclusivamente de como serão expostos visualmente ao consumidor e é dessa “embalagem” que estou falando, sendo assim, podemos destacar alguns pontos relevantes do que deve ser feito para melhorar os índices de consumo de FLV nas gondolas, além de reduzir desperdícios que preservam a margem de lucro.

1.   Promova a comunicação interna!

A ficha técnica é um documento realizado na empresa com os parâmetros e especificações aceitáveis de defeitos de cada produto ou alimento. Melhora o controle de qualidade do alimento, facilita a comunicação interna, com mais segurança e agilidade nos processos.

2.   Acompanhe seus fornecedores.

È importante comunicar os parâmetros de qualidade aos fornecedores. Pois, a reprovação de uma carga que chega no seu estoque, ou central de distribuição. Traz inúmeros transtornos e prejuízos ao varejo e ao fornecedor.

3.   Invista em Rastreabilidade.

Ter um código de rastreabilidade único, possibilita identificar cada produto, promove a organização dos produtos dentro do estoque e facilitará a classificação dos seus fornecedores.

4.   Preocupe-se com a Prevenção de Riscos.

Conheça o seu fornecedor e busque garantir que ele tenha a capacitação necessária, para atender a sua demanda. Incentive que os seus fornecedores estejam de acordo com as normativas e legislações do setor, buscando a melhoria contínua e aperfeiçoamento.

5.   Exponha de maneira certa.

Um controle de qualidade de alimentos com alto padrão de excelência, além de garantir a padronização da inspeção e identificar inconformidades é também um propulsor de vendas.

Os Estudos apontam que 50% dos consumidores satisfeitos com a qualidade da oferta de frutas, legumes e verduras frescas, comprarão com mais frequências e gastarão mais a cada visita nas lojas, além de indicar para outros consumidores.

Continua...

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