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 Comércio on-line de produtos agrícolas

Em continuidade ao nosso assunto anterior, no qual falamos a respeito de marketplace, abordamos de uma maneira consistente sobre as práticas comerciais no mundo tecnológico

Vamos falar sobre comércio on-line de produtos agrícolas!

Vamos lá...Boa leitura!

O comércio e a tecnologia no agronegócio

As ações comerciais que fazem parte de qualquer atividade empresarial, como vender e comprar, demandam uma série de fatores e no agronegócio não é diferente, mas o que é peculiar desta classe de produtos, é o fato de movimentar grandes operações e volumes financeiros. O negócios dependem de entrada de caixa, que traz o retorno de investimento realizado e no agronegócio, em que grandes movimentações, demandam enormes recursos iniciais.

E eles são muitos!!!!

Algumas ações dependem exclusivamente do empreendedor rural, tais como: preparar a terra, uso de defensivos, contratar mão de obra, manter máquinas, construir armazéns, logística e outras que não controlam, como: clima, demanda, preços, taxas, tarifas, variação do dólar, etc.. e as informações sobre sobre mercado tratadas ao longo do processo são primordiais , assim como as diferentes opções de comercialização, bem como saber antecipar cenários para a venda do produto, faz toda a diferença em momentos de negociações. Decidir a melhor e mais rentável forma de comercializar seus produtos é o que vai garantir o retorno que tanto espera, e as melhores decisões só podem ser tomadas depois de muita pesquisa e estudo.

Aqui ninguém quer ensinar o “padre nosso ao vigário”, pelo contrário... é sobre ter clareza das inúmeras possibilidades de venda que existem e entender os riscos que as envolvem. Ainda mais quando se trata de tecnologia.

Também é necessário entender as exigências sobre o vendedor, sobre o produto e as necessidades do mercado, para isso, produtores, cerealistas ou indústrias podem ampliar sua opções de venda com apoio da tecnologia, por exemplo.

Então vamos em frente ! 

Um problema chamado: preço!

As diferentes possibilidades de vendas de um mesmo produto precisam sempre ser muito bem analisadas, pois o mercado agrícola lida ainda com um grande problema: a volatilidade dos preços.

Em uma semana, as mercadorias agrícolas podem sofrer grandes variações de valores que, se não forem aproveitadas, podem impactar no bolso do produtor.

Nem sempre a mesma estratégia de venda de um produto será ideal para vender outro. Resolver o escoamento da safra demanda entendimento sobre o mercado e das maneiras pela qual ele se movimenta. 

Desde as primeiras negociações da antiguidade, sempre houve o papel de equilíbrio entre oferta e demanda, além de poder de barganha,  mas ao longo do tempo alguns modos de investimento foram aperfeiçoados e um método bastante utilizado, hoje, é “Barter”, em inglês, significa troca e é bem isso que acontece. Nesse sistema, o produtor obtém todos os insumos e sementes que irá precisar para a fase de plantio e o pagamento é feito apenas após a colheita, em sacas, com a entrega do grão que produziu.

Não vou entrar no mérito do assunto, pois a maior vantagem desta operação é que o produtor rural fica livre da oscilação de preços do mercado, já que tudo é decidido antecipadamente, porém, no momento da negociação é exigido maior senso de antecipação das partes.

Outras formas de organizar, podem beneficiar o produtor, mas nenhuma substitui a negociação direta, pois neste moento atual, nunca se precisou tanto de algo que pudesse facilitar isso!!

O meio digital que liberta !

O aumento da presença da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no campo também já pode ser entendido como uma estratégia de venda de insumos e produtos agrícolas muito empregada.

As ferramentas digitais auxiliam produtores nas trocas comerciais por serem ágeis e possibilitarem que uma ampla rede de contatos se forme.

Além disso, pela internet não existe um volume mínimo a ser negociado e nenhum tipo de comissão é preciso ser paga.

Sites de classificados de produtos do agronegócio, aplicativos de vendas para dispositivos móveis, MARKETPLACE, grupos no Whatsapp e no Facebook e até mesmo Softwares de vendas são alguns exemplos de como o advento da internet no meio rural passou a facilitar a vida do produtor.

Conclusão!

A comercialização dos produtos agrícolas nem sempre é uma escolha fácil. O produtor precisa ter conhecimento de muitas questões e escolher a melhor com base na sua margem de lucro.

Se a venda ocorrer de forma antecipada, por meio dos contratos de produção, ou na época da colheita, uma coisa sempre será certa: as estratégias empregadas sempre deverão contribuir para a diminuição dos riscos que a plantação está sujeita a enfrentar.

A escolha da forma mais viável para a produção sair e os retornos financeiros começarem a se manifestar ao produtor não é a única tarefa difícil do processo.

Os problemas práticos enfrentados no dia-a-dia da lavoura e também os mais burocráticos podem atrapalhar a escoação de uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil, a agricultura.

A agricultura nunca foi uma missão fácil. A sua importância econômica e social exige muitas adaptações por parte dos produtores rurais em busca de alternativas para que os produtos sejam vendidos, valorizados e as despesas com produção e colheita ressarcidas.

Acompanhe nossas publicações!!!!

Até a próxima!


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