Você já parou
para analisar como o marketing tradicional e o agronegócio caminhavam? Há algum
tempo, fazer divulgação de qualquer produto era algo mais pontual e, muitas
vezes, complicado. Para os produtores rurais era mais difícil ainda.
A busca por
diferenciais competitivos era algo que muitos empreendedores rurais buscavam.
Por isso, o marketing sempre foi muito importante na caminhada desse tipo de
negócio. Assim como em qualquer outro.
Vamos falar
nesse material sobre o marketing tradicional e o agronegócio atuavam. Portanto,
continue acompanhando e saiba mais. Boa leitura.
Em muitos
segmentos, o uso do marketing tradicional era uma realidade consolidada.
Afinal, era por meio dele que os produtos e serviços eram divulgados. No caso
da agricultura, as vantagens proporcionadas pela propaganda foi muito bem
exploradas pelas grandes empresas. Entretanto, as menores faziam pouco
marketing do seu empreendimento.
Há alguns
anos, para divulgar um produto era preciso contar com publicidade em rádios,
TVs, outdoors, panfletos e outros tipos de meios impressos ou visuais. As
estratégias precisavam ser bem sólidas para beneficiar um negócio, independente
do tamanho da empresa.
·
Maior visibilidade dos produtos comercializados;
·
Dava visibilidade para a empresa, produtor
rural;
·
Atingia pessoas de todas as idades;
·
Conversava melhor com as pessoas mais velhas;
·
Maior visibilidade da marca;
·
Auxiliava o cliente na tomada de decisão.
Desde sempre
ter um bom relacionamento com o cliente é importante. Qualquer empresa que
queira manter a sua imagem e ter consumidores fiéis precisa ter essa boa
conexão. Mas antigamente as formas de se relacionar eram diferentes.
Entretanto,
um bom relacionamento vai além de mostrar as vantagens do seu produto. É
realmente entender a sua real necessidade. Para o agronegócio, por exemplo, é
necessário levar mais qualidade de vida para o seu consumidor final. Ter uma
boa alimentação na mesa das pessoas.
Uma boa
estratégia de marketing tradicional e o agronegócio envolvia:
Um agronegócio
que não é visto não era lembrado. É assim até hoje, não é mesmo? Portanto,
dificilmente iria crescer ou conseguir se manter no mercado. Era necessário ter
estabilidade financeira e, para isso, era preciso vender.
Sendo assim,
a atuação do marketing era diretamente nessa área, fazendo o cliente consumir
mais!
Muitas marcas
do agronegócio se posicionaram na mente do cliente, tornando-se referências
quando o assunto era comprar produtos do campo de qualidade. Ou ajudaram
comércios que vendiam seus produtos a terem mais credibilidade em função da sua
qualidade.
Mas
antigamente era difícil impactar os clientes, manter-se bem posicionado no meio
do agronegócio necessitava estar sempre na mídia (TV, rádio, jornal ou
revista), ser bem comentado para que os formadores de opinião tivessem acesso a
essa marca.
Uma grande
tarefa do marketing tradicional e o agronegócio era segmentar o público. Hoje
em dia esse trabalho é mais fácil e dinâmico. Mas o marketing tradicional
atingia a massa, ou seja, a população como um todo.
Afinal, não
dava para fazer um jornal somente para um público X, pois ele atingia outras
pessoas. Especialmente se fosse televisionado. Então, os agroprodutores queriam
estar presentes nas revistas e jornais que eram direcionados para as pessoas do
campo, revendedores desse setor e do público em geral da agricultura.
Como
dissemos, o marketing tradicional era feito de publicidade e propaganda. Na
maioria das vezes, eram pagas e o espaço de destaque era de grande valor.
Portanto, as
ferramentas usadas por esse tipo de marketing eram:
·
Campanhas publicitárias de longa duração em
espaços físicos e em meios de comunicação;
·
Divulgação em jornais, revistas, rádios e TVs;
·
Panfletagem nas ruas, mas em pontos
estratégicos;
·
O tradicional e eficiente boca a boca.
Tudo isso
levava meses para ser devidamente estruturado. Era necessário pensar muito mais
a frente para dar tempo de estar em todas as mídias.
A demanda de
tempo era alta. Afinal, não dava para otimizar a produção e tudo deveria ficar
perfeito para não ter nenhum erro. Isso porque era difícil reparar algo que
tinha saído na mídia.
Usar o
marketing tradicional e o agronegócio foi algo que abriu as portas para a
divulgação da agricultura. Muitos produtores rurais viram uma chance de
expandir o seu negócio para mais pessoas e, até mesmo, comerciantes. Ou seja,
indo além das fronteiras da sua fazenda.
Entretanto,
as coisas evoluíram e hoje em dia há um alcance maior. Desde que o empreendedor
do campo esteja aberto para usar novas e eficientes tecnologias. Andar de mãos
dadas com ela é um passo para o sucesso.
Vamos falar
sobre isso no próximo texto aqui do blog. Então, continue acompanhando para não
perder nenhum detalhe. Deixe seu comentário.