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 Atuação do marketing tradicional e a capacidade de vendas no agronegócio

Você já parou para analisar como o marketing tradicional e o agronegócio caminhavam? Há algum tempo, fazer divulgação de qualquer produto era algo mais pontual e, muitas vezes, complicado. Para os produtores rurais era mais difícil ainda.

A busca por diferenciais competitivos era algo que muitos empreendedores rurais buscavam. Por isso, o marketing sempre foi muito importante na caminhada desse tipo de negócio. Assim como em qualquer outro.

Vamos falar nesse material sobre o marketing tradicional e o agronegócio atuavam. Portanto, continue acompanhando e saiba mais. Boa leitura.

Qual era a importância do marketing tradicional para o agronegócio?

Em muitos segmentos, o uso do marketing tradicional era uma realidade consolidada. Afinal, era por meio dele que os produtos e serviços eram divulgados. No caso da agricultura, as vantagens proporcionadas pela propaganda foi muito bem exploradas pelas grandes empresas. Entretanto, as menores faziam pouco marketing do seu empreendimento.

Há alguns anos, para divulgar um produto era preciso contar com publicidade em rádios, TVs, outdoors, panfletos e outros tipos de meios impressos ou visuais. As estratégias precisavam ser bem sólidas para beneficiar um negócio, independente do tamanho da empresa.

Algumas vantagens do marketing tradicional e o agronegócio foram:

·         Maior visibilidade dos produtos comercializados;

·         Dava visibilidade para a empresa, produtor rural;

·         Atingia pessoas de todas as idades;

·         Conversava melhor com as pessoas mais velhas;

·         Maior visibilidade da marca;

·         Auxiliava o cliente na tomada de decisão.

O relacionando com o cliente

Desde sempre ter um bom relacionamento com o cliente é importante. Qualquer empresa que queira manter a sua imagem e ter consumidores fiéis precisa ter essa boa conexão. Mas antigamente as formas de se relacionar eram diferentes.

Entretanto, um bom relacionamento vai além de mostrar as vantagens do seu produto. É realmente entender a sua real necessidade. Para o agronegócio, por exemplo, é necessário levar mais qualidade de vida para o seu consumidor final. Ter uma boa alimentação na mesa das pessoas.

Uma boa estratégia de marketing tradicional e o agronegócio envolvia:

Aumento de vendas

Um agronegócio que não é visto não era lembrado. É assim até hoje, não é mesmo? Portanto, dificilmente iria crescer ou conseguir se manter no mercado. Era necessário ter estabilidade financeira e, para isso, era preciso vender.

Sendo assim, a atuação do marketing era diretamente nessa área, fazendo o cliente consumir mais!

Posicionar a marca

Muitas marcas do agronegócio se posicionaram na mente do cliente, tornando-se referências quando o assunto era comprar produtos do campo de qualidade. Ou ajudaram comércios que vendiam seus produtos a terem mais credibilidade em função da sua qualidade.

Mas antigamente era difícil impactar os clientes, manter-se bem posicionado no meio do agronegócio necessitava estar sempre na mídia (TV, rádio, jornal ou revista), ser bem comentado para que os formadores de opinião tivessem acesso a essa marca.

Segmentar o público-alvo

Uma grande tarefa do marketing tradicional e o agronegócio era segmentar o público. Hoje em dia esse trabalho é mais fácil e dinâmico. Mas o marketing tradicional atingia a massa, ou seja, a população como um todo.

Afinal, não dava para fazer um jornal somente para um público X, pois ele atingia outras pessoas. Especialmente se fosse televisionado. Então, os agroprodutores queriam estar presentes nas revistas e jornais que eram direcionados para as pessoas do campo, revendedores desse setor e do público em geral da agricultura.

As ferramentas usadas no marketing tradicional e o agronegócio

Como dissemos, o marketing tradicional era feito de publicidade e propaganda. Na maioria das vezes, eram pagas e o espaço de destaque era de grande valor.

Portanto, as ferramentas usadas por esse tipo de marketing eram:

·         Campanhas publicitárias de longa duração em espaços físicos e em meios de comunicação;

·         Divulgação em jornais, revistas, rádios e TVs;

·         Panfletagem nas ruas, mas em pontos estratégicos;

·         O tradicional e eficiente boca a boca.

Tudo isso levava meses para ser devidamente estruturado. Era necessário pensar muito mais a frente para dar tempo de estar em todas as mídias.

A demanda de tempo era alta. Afinal, não dava para otimizar a produção e tudo deveria ficar perfeito para não ter nenhum erro. Isso porque era difícil reparar algo que tinha saído na mídia.

Conclusão

Usar o marketing tradicional e o agronegócio foi algo que abriu as portas para a divulgação da agricultura. Muitos produtores rurais viram uma chance de expandir o seu negócio para mais pessoas e, até mesmo, comerciantes. Ou seja, indo além das fronteiras da sua fazenda.

Entretanto, as coisas evoluíram e hoje em dia há um alcance maior. Desde que o empreendedor do campo esteja aberto para usar novas e eficientes tecnologias. Andar de mãos dadas com ela é um passo para o sucesso.

Vamos falar sobre isso no próximo texto aqui do blog. Então, continue acompanhando para não perder nenhum detalhe. Deixe seu comentário.

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