Blog & Notícias


 Vendas no agronegócio: investimento no setor cresce em 2022

As vendas no agronegócio tendem a ser boas em 2022. Afinal, esse setor tem sido um dos grandes impulsionadores do Produto Interno Bruto, PIB, no Brasil. Além disso, tem sido um recorde de abertura de capital de empresas do setor na bolsa de valores brasileira do ano passado.

Dessa forma, o agronegócio tem sido visto como o protagonista da economia para 2022. Isso porque ele impacta positivamente o setor. De acordo com a Terra Investimentos, o mercado no Brasil promete se beneficiar dos preços das commodities para esse ano, pois possui demandas constantes de alimentos, seja interna ou externamente.

Se você quer saber como vão ficar as vendas no agronegócio, continue acompanhando esse material. Vamos te mostrar porque essa área será a protagonista na economia brasileira. Boa leitura.

O agronegócio bolsa de valores do Brasil

Segundo os dados da Economatica, hoje em dia, são 10 empresas dos segmentos açúcar, álcool e agricultura de capital aberto da bolsa de valores do Brasil. Mesmo assim, de acordo com os especialistas, o agronegócio é um setor subrepresentado na bolsa brasileira. Portanto, esse é um dos motivos da existência de outras formas de financiamento subsidiado no setor.

Para os analistas da Ativa Investimentos, o agronegócio brasileiro é muito fragmentado em cadeias. Outros especialistas consideram que mais empresas podem abrir capital na bolsa brasileira, pois é uma fonte importante de captação de recursos. Afinal, gera um negócio sustentável a longo prazo, porém, que depende das condições econômicas do país.

Maneiras de investir no agronegócio

Além das ações das empresas que estão na bolsa de valores brasileira, há outras opções de investir no agronegócio. Por exemplo, com o Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, Fiagro, e a Letra de Crédito do Agronegócio, LCA.

O Fiagro é uma modalidade de investimento recente, onde o primeiro fundo começou a ser negociado em outubro do ano passado. De acordo com a F3, os Fiagros foram inspirados nos Fundos Imobiliários. Eles ajudam a financiar o agronegócio, pois possibilita que o investidor direcione seus recursos para o setor por meio de fundos que fazem aportes em propriedades rurais.

Eles são negociados no mercado de bolsa B3, portanto, podem ser acessados por meio de corretoras. Por isso, para investir em Fiagro é preciso ter uma conta em uma corretora.

Já o Letra de Crédito do Agronegócio é um título de renda fixa. Ele é emitido por bancos destinados ao setor. Entretanto, essa modalidade de investimento é protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito FGC. Ela assegura até R$250 mil por instituição financeira e CPF. Além disso, é isento de imposto de renda.

É um bom momento para investir no agronegócio?

Já que as vendas no agronegócio prometem ser destaque em 2022, as ações ligadas ao setor continuam sendo muito atrativas. Isso porque o potencial de crescimento do setor é grande, ela diz que há geração de valor e diversificação de ações para esse ano.

Outro ponto é que o agronegócio apresenta algumas características interessantes, isso quando se pensa em diversificação de carteira de ações. Portanto, o investimento em ações do agronegócio é uma excelente forma de obter retorno de maneira diferente. Isso porque a dinâmica econômica do setor não está relacionada diretamente com o desempenho do financeiro do Brasil.

Por isso, saber investir nas vendas do agronegócio é uma forma positiva de ter um bom retorno. Isso porque o setor está ligado a uma cadeia global, portanto, o investidor escapa de cenários como juros altos e PIB baixo. Além disso, ele está diretamente ligado a uma moeda forte.

O que avaliar e como escolher ações no agronegócio?


Se você quer investir em ações no agronegócio, é necessário considerar os principais fatores quando se analisa empresas e ações de outros segmentos. Por exemplo:

       Opte por uma empresa de histórico sólido de gestão;

       Que possuem gestores de boa reputação;

       Companhia que possuem bom alinhamento com acionistas;

        Organizações que não sejam muito alavancadas;

       Que possuem mais vantagem competitiva;

        Sejam fortes no mercado;

       Conseguem ter uma boa produção por hectare.

Na hora de investir em empresas do agronegócio é necessário avaliar todos esses pontos. Esse é um setor que não é difícil ser compreendido, mesmo existindo safras diferentes. Mas é importante estudar o mercado para saber como investir corretamente.

Perspectiva de vendas no agronegócio para 2022

As perspectivas de vendas no agronegócio para 2022 são boas, especialmente em função do clima. Afinal, as condições são favoráveis em boa parte do país, especialmente no Centro-Oeste, uma área importante para a produção de soja. A expectativa para a safra de verão é que ela tenha um recorde de produção. Para o segundo semestre, espera-se que a colheita também seja positiva.

O que esperar do agronegócio?

Após um crescimento da exportação, o agronegócio deu um boom. Mesmo com a alta nos valores, os números de faturamento são expressivos em todos os nichos do setor. Os produtores rurais precisam manter a mesma produção para conseguirem fazer de 2022 um ano ainda melhor, assim como esperam os analistas.

Um dos desafios são os insumos agrícolas que sofrem muita alteração. Porém, com a adoção de técnicas e produtos de racionalização de fertilizantes, por exemplo, pode ser algo que ajude a melhorar a produção.

O uso de novas tecnologias também vai ajudar a elevar a produção. Por exemplo, usar controle de pulverização vai auxiliar no combate de plantas invasoras, pragas e doenças da lavoura. O controlador garante a distribuição de dosagem ideal, sem falhas nas aplicações. Com isso, evita que uma plantação seja distribuída.

A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, prevê um aumento de 3% a 5% nas vendas para 2022. Porém, os produtores precisam ficar atentos aos custos.

Agora que você sabe que o investimento no agronegócio está imenso, que tal expandir os seus horizontes? O meuCEASA é uma forma de você estar atualizado no mercado e ainda vender mais. Tenha uma plataforma completa a sua disposição para que as suas vendas cresçam ainda mais esse ano.

Clique aqui e conheça a ferramenta que vai te ajudar a vender mais em 2022!

Deixe seus Comentários