Vamos falar sobre vendas on-line!
Para você ter uma ideia, o
setor movimentou 53,2 bilhões de reais no ano passado e a previsão é que haja
crescimento de 12% este ano, ultrapassando os 61 bilhões. Isso só no Brasil.
Não importa o negócio, a
lógica da internet é estar atento a certos fatores que são chaves no mercado
digital e para alcançar sucesso é necessário se preparar!
Vamos lá...Boa leitura!
Sellers são os vendedores,
mas aqueles que administram toda sua atividade de vendas: gerenciam inventário,
atualizam os preços, comunicam-se com os clientes, supervisionam o estado da
conta e Shoppers são aquelas pessoas que fazem a compra, mas não necessariamente
irão consumir os produtos desta compra. O papel de cada um no mercado on-line é
definido por uma relação comercial com regras bem definidas, tendo em vista o
resultado desta transação. O ambiente no qual isso ocorre faz a diferença, pois
ambos buscam: segurança, comodidade, ganho de tempo e redução de custo. Neste
momento temos dois tipos de ambientes capazes de traduzir isso, são eles: o
e-commerce e o marketplace. Vamos em
frente...!
Então...
E-commerce é uma loja
online própria, exclusiva da sua marca. Já o marketplace, funciona como um shopping virtual, onde várias lojas
vendem produtos no mesmo lugar. As atividades que devem ser desenvolvidas
nestes dois ambientes são diferentes e os maiores impactos observados são no:
investimento inicial para criar o ambiente e nos custos para manter a operação.
No e-commerce o investimento inicial para ter uma loja on-line própria está
baseado em um bom site, excelente foto, logística integrada e atendimento personalizado
e mesmo que tenhamos algumas formas de redução de custo utilizando plataformas
prontas, mas mesmo assim é importante salientar que manter essa operação é
dispendiosa. No marketplace você
divide espaço com outros colegas empreendedores, as vezes com mesmo produtos,
porém os custos envolvidos são bem menores e são um excelente opção pra quem
que começar!!
Entendido?...então...vamos
em frente!
meuCEASA, Mercado
Livre, Amazon, OLX, MagaLu, Enjoei, Netshoes, Facebook, Dafiti, já devem ter ouvido
falar deles, de certo que sim...mas não são a mesma coisa, abordam conceitos de
venda e atendimento diferentes e também tem produtos diferentes. Lembra que uma
das grandes dificuldades de ter uma loja virtual é levar clientes para lá? Esse
é o principal ponto positivo dos marketplaces.
Lá, tem milhares (e até
milhões, dependendo da plataforma) de pessoas interessadas em comprar produtos.
Isso acontece por que marketplaces tem
uma audiência consolidada e são as plataformas que fazem o maior gasto com
marketing. O site é responsável por toda a parte de captação do cliente e os
vendedores podem aproveitar esse tráfego intenso para vender com mais facilidade.
Logística também é um ponto alto destes ambientes!
Com um alto número de
possíveis clientes acessando a sua loja dentro do marketplace, é consideravelmente aumentada a chance de mais pessoas
acabarem se interessando e comprando os seus produtos, ou seja, terá um maior
índice de vendas.
Ambiente
on-line realmente funciona!!!! Veja as gigantes que citei, pois elas tem muito em comum: lugar de
fazer negócio e lucrar!
Acompanhe nossas publicações!!!!
Até a próxima!