Blog & Notícias


 Desafios do homem do campo

campo é fundamental para a economia e a existência de uma sociedade. O agronegócio – setor proveniente do campo – representa mais de 1/4 do PIB brasileiro graças ao crescimento da produção agrícola e a explosão da produtividade nos últimos 50 anos.

Boa leitura!

Os desafios do homem do Campo, hoje!

Não pretendemos aqui, esgotar o assunto sobre o que deve ser feito acerca de problemas enfrentados pelo agricultor, nos dias de hoje, mas sim iniciar um caminho de convivência “pacifica” entre um problema e suas potenciais soluções. Pesquisadores renomados, críticos sagazes, politica oportunista...não, perdão! Não são estes os desafios enfrentados, mas sim a falácia vazia oriunda de quem não sabe, absolutamente, o que é ser produtor rural. E disse que vamos iniciar a discussão e para isso vamos desmistificar conceitos!!!

Vamos lá!!!

A cultura da vida no campo

É mito que o trabalho no campo é bem cansativo, pois as pessoas acordam cedo e blá, blá, blá....que o trabalho é feito muitas vezes de forma manual ou quase artesanal e denovo blá, blá, blá....Os agricultores tem uma dinâmica de trabalho que consiste em preparar a terra para o recebimento das sementes, irrigação, a plantação propriamente dita e realizam a colheita...certo! e que durante muito tempo o que se caracterizava como sociedade brasileira era a que identificava seu meio rural, justamente por ter sido neste espaço, as primeiras relações entre os grupos que formavam nossas populações e também foi onde se encontraram as raízes da nossa organização social. Ainda hoje o Brasil é considerado país urbano, embora ainda haja quem diga que boa parte das cidades existentes não pode ser considerada como tal, uma vez que suas relações ainda carregam, na sua maior porcentagem de dependência econômica, a ruralidade. Digamos que o Brasil do século XXI não é o mesmo, já que o campo e a cidade não mantêm as mesmas relações anteriores aos meados do século XX.

Então...

Percebemos, grande impacto no meio rural com uma enorme perda da biodiversidade devido ao desmatamento, queimadas e caça, além da degradação e contaminação dos solos, com uso indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes e outros produtos químicos.

Ta legal né?...vamos em frente!

Importância e valorização do homem do campo

Como já comentamos, a importância do agricultor vai muito além de colocar um alimento em sua mesa. Além de produzir alimentos, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos que você consome no dia a dia. A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros). O valor entregado pelo homem do campo vai além do cultivo e manejo, ele abre espaço para descobertas sobre melhoria de produtividade, novos defensivos contra pragas que não agridam o meio-ambiente, novas variedades de sementes capazes de aliar qualidade superior e resistência às pragas.

Empreendedorismo Rural

Graças à visão empreendedora do homem do campo, que investe recursos e seu esforço nessa atividade tão importante que é produzir alimentos e matéria-prima fundamental para a maioria dos produtos de consumo que são industrializados, o camponês de outrora, hoje é um empreendedor rural, pois além do cuidar da terra,  trabalha a gestão da propriedade rural, que caracteriza-se por cuidar das pessoas do meio rural. ... a calcular custos do processo produtivo, a elaborar projetos que auxiliem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas.

Concluindo

Mas o homem do campo sabe mais!!!!  Quando trabalha com o suor da sua fronte para plantar em sua terra, ele não mede esforços para fazer tudo da melhor maneira possível. Mas ele não pretende que de uma semente de melancia nasçam laranjas.

Acompanhe nossas publicações!!!!

Até a próxima!

Deixe seus Comentários